Manga-kas
Manga-kas
Manga-kas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Bem vindo ao recall :v
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Biografia Cláudio Seto

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Shiratori_Inoue

Shiratori_Inoue


Mensagens : 185
Honra : 0
Idade : 31
Localização : Curitiba

Biografia Cláudio Seto Empty
MensagemAssunto: Biografia Cláudio Seto   Biografia Cláudio Seto EmptySáb Out 01, 2011 3:42 pm

Biografia Cláudio Seto 1491art_2276



Claudio Seto (nascido Chuji Seto Takeguma, 1944-2008) foi um polímata brasileiro, descendente de japoneses, tendo se destacado nas áreas de artes plásticas (sendo um dos mais renomados desenhistas de quadrinhos no Brasil), poesia, fotografia, animação cultural e bonsaísmo.

Nasceu em Guaiçara, interior de São Paulo, em 1944, Descendente de samurais, Seto Iintroduziu o estilo mangá nos quadrinhos brasileiros em 1963, quando passou a a trabalhar na Editora Edrel, com as publicações "O Samurai" e "Ninja - o Samurai Mágico", e Flavo (baseado em Astro Boy de Osamu Tezuka) que tinham seu texto e desenhos. Em 1975, depois do fim da Edrel devido a censura ditatorial, Seto retornou a sua cidade natal, onde foi eleito vereador por duas gestões. Seu último livro foi "Lendas trazidas pelos imigrantes do Japão", publicado pela Devir Livraria.


O nome Claudio Seto também foi pseudônimo comum dos irmãos Cláudio e Chuji Seto, quando faziam quadrinhos para a Editora Edrel. Chuji passou a infância no Japão, onde visitava o estúdio de Osamu Tezuka e Cláudio foi discípulo de Sanpei Shirato. Na época da Edrel, eles fundaram em Curitiba o estúdio Seto Produções Artísticas e criaram personagens inspirados no que se produzia no Japão daquela época (sobretudo nos estilo shojo e gekigá).

Em 1978, Seto passou a fazer parte da Editora Grafipar de Curitiba, onde trouxe de volta sua personagem Maria Erótica que era publicada pela Edrel, republicou suas histórias de Samurai e voltou a desenhar mangás com seu Super-Pinóquio (outro personagem inspirado em Astro Boy), criou também a personagem Katy Apache, inspirada na personagem de Raquel Welch no faroeste Hannie Caulder de 1971, onde vestia apenas um poncho..

Mesmo sendo reconhecido como um dos precursores do estilo mangá, Seto foi aconselhado a mudar de estilo, alguns de ser trabalhos foram inspirados em fotonovelas italianas e em artistas da Revista MAD.

Foi conselheiro da Abrademi (Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações), na época de sua fundação em 1984, e depois foi presidente da unidade Paraná da mesma.

Trabalhou nos jornais Tribuna do Paraná e O Estado do Paraná publicando charges e no jornal Correio de Notícias publicando tiras

Em Julho de 2008, Seto foi homenageado pelo Troféu HQ Mix, o troféu da edição 2008 da premiação foi baseado no personagem Samurai, publicado na EDREL.

Claudio Seto faleceu no dia 15 de novembro de 2008 vítima de AVC.
Ir para o topo Ir para baixo
Crybbon

Crybbon


Mensagens : 320
Honra : 0
Idade : 93
Localização : No Raio que O PARTA!

Biografia Cláudio Seto Empty
MensagemAssunto: Re: Biografia Cláudio Seto   Biografia Cláudio Seto EmptyTer Out 25, 2011 9:19 am

Não conhecia esse carinha aew.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Biografia Cláudio Seto
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Manga-kas :: Geral :: Off Topic-
Ir para: